Alguns alimentos que você pensa fazer mal a saúde, não faz tão mal como você pensa. Saiba como ter uma dieta saudável comendo chocolate e ovo e mais.

Por muito tempo, ovo, chocolate, cerveja e café deveriam passar longe da mesa de quem busca manter uma alimentação saudável. Contudo, estudos recentes comprovam consumir estes alimentos de forma moderada, além de não fazer mal, traz uma série de benefícios à saúde.

Cerveja previne doenças

lupo-cerveja

Os antioxidantes presentes no lúpulo fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções. Estudos ainda mostram que o consumo moderado de cerveja (uma latinha para as mulheres e duas para homens), quando associado a um estilo de vida saudável, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, pesquisadores de Harvard observaram um aumento nos níveis de colesterol bom (HDL) nas pessoas que consumiram cerveja com moderação e regularidade.

Ovo faz mal?

O ovo é capaz de elevar os níveis de colesterol e prejudicar a saúde do coração, certo? Errado! Estudo publicado recentemente no British Medical Journal concluiu que, o colesterol proveniente da alimentação interfere pouco em sua concentração no sangue.

Em compensação, o ovo é um alimento com alto valor nutricional, fonte de vitaminas A, D e do complexo B. A clara é fonte de albumina, uma proteína de alto valor biológico e a gema contém antioxidantes que contribuem para a saúde dos olhos e dos neurônios.

Chocolate amargo

Matéria prima do chocolate, o cacau contém nutrientes benéficos à saúde. Crédito: ShutterstockMatéria prima do chocolate, o cacau contém nutrientes benéficos à saúde. Crédito: Shutterstock

Se antes ele era considerado o vilão número 1 das dietas, hoje o chocolate demonstra seu potencial benéfico em um estilo de vida equilibrado. Graças às propriedades do cacau, o chocolate é rico antioxidantes, principalmente os amargos. O chocolate ainda estimula a produção de serotonina, hormônio que controla as sensações de prazer e bem estar.

Café emagrece

O cafezinho, apontado tantas vezes como o causador de problemas gastrointestinais, tem boas quantidades minerais e antioxidantes que combatem os radicais livres. Por ser estimulante do sistema nervoso, a cafeína é aliada do emagrecimento, melhora o desempenho esportivo e contribui para o foco e a atenção.

Fonte: Bolsa de Mulher

Comentários