Os delicados pés infantis também precisam de atenção. Confira alguns cuidados na hora de calçar o seu filhote

"O calçado deve proporcionar espaço suficiente para permitir o crescimento do pé da criança."
"O calçado deve proporcionar espaço suficiente para permitir o crescimento do pé da criança."

Olá Leitores,

Para os papais e mamães de plantão, o Scarpin Preto assim como vocês também se preocupa com o bem estar dos maiores teusoros que se pode ter: os filhos. Foi com muito carinho que selecionamos esse artigo do Dr. Felipe Tavares Sena, médico e cirurgião de pé e tornozelo, o qual aborda a importância da escolha do sapato adequado, de acordo com a faixa etária, bem como apresenta o desenvolvimento dos pezinhos nos primeiros três anos de vida. Confiram a seguir:

As crianças habitualmente começam a caminhar na época do seu primeiro aniversário. Os pés da criança crescem tão rapidamente que elas irão requerer novos calçados a cada 3-4 meses. É estimado que até os 16 meses de idade os pés cresçam mais que a metade do seu tamanho a cada dois meses.

Dos 16 aos 24 meses, os pés crescem a metade do seu tamanho a cada três meses. Dos 24 aos 36 meses, os pés crescem a metade do seu tamanho a cada quatro meses e nas crianças acima de três anos de idade os pés crescem a metade do seu tamanho a cada quatro a seis meses.

Saiba escolher o calçado mais adequado para cada idade:

Antes de começar a caminhar:

Nesta idade eles não precisam um calçado propriamente dito. Precisam somente de uma meia que mantenha os pés aquecidos ou calçados de tecido que não apertem os pés. É mais importante a flexibilidade do calçado do que o suporte que ele possa proporcionar. Em locais fechados, a criança pode caminhar descalça sem problema.

Dos 12 aos 18 meses:

Escolha um calçado de cano alto que não saia com tanta facilidade dos pés e preferencialmente de lona ou couro, que facilitam a “respiração” dos pés. Prefira calçado com o solado não muito liso para que a criança não escorregue com facilidade e que não seja muito pesado, uma vez que as crianças caminham muito nesta idade.

Crianças em idade escolar:

Nesta idade você tem uma maior variedade de calçados. Escolha um calçado flexível para permitir a mobilização de todas as articulações do pé em desenvolvimento e com ventilação adequada. Por fim, não esqueça de escolher um calçado com espaço suficiente para acomodar o crescimento do pé em desenvolvimento.

Outros conselhos importantes:

Sempre faça o seu filho experimentar os dois pés do calçado. A maioria das crianças tem um pé maior do que o outro.

Calçados de criança devem ser confortáveis imediatamente. Não espere que eles se acomodem com o uso. Isso poderá ocorrer à custa de lesões como bolhas ou calosidades.

A maioria das crianças não desenvolve o arco do pé até a pré-adolescência e nenhum calçado está indicado para auxiliar no desenvolvimento normal do pé até esta fase.

Crianças devem usar calçados que tenham o formato dos seus pés e que tenham espaço suficiente para acomodar os dedos.

Deixe uma distância de um centímetro entre o dedo mais longo do pé do seu filho (habitualmente o dedo maior, mas nem sempre) e a extremidade do calçado.

O calcanhar do calçado deve vestir corretamente e não deslizar com facilidade.

A sola do calçado deve ter um acolchoamento adequado para absorver o impacto repetitivo da hiperatividade típica desta fase da vida.

O calçado deve ser confeccionado de um material que permita a “respiração”, como o couro ou a lona.

O calçado deve proporcionar espaço suficiente para permitir o crescimento do pé da criança.

Um calçado adequado não deverá provocar bolhas, calosidades ou qualquer deformidade.

E aí, já sabem qual sapato escolher para os seus “pimpolhos”? Nada melhor do que ver nossos filhos bem cuidados e saudáveis, não é mesmo?

Fonte: saudeaqui.com

Comentários
  1. francimar

    adorei

    Responder
  2. Tereza Cristina

    Bom saber a opinião de quem sabe realmente!

    Responder