Para manter os pés impecáveis não é preciso deslocar-se ao salão de beleza. Com as nossas dicas, você vai aprender a cuidar dos seus pés em casa!

Aprender a cuidar das unhas, em casa, é uma ótima alternativa para manter os pés sempre lindos
Aprender a cuidar das unhas, em casa, é uma ótima alternativa para manter os pés sempre lindos

Olá leitores!

Sabe aquela indisposção de sair de casa, enfrentar o salão de beleza para deixar os pés lindos? Pois é. Nem sempre a disposição ajuda para que deixemos os nossos pés bem cuidados, mas isso não é desculpa para não cuidar deles em casa.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como fazer sua pedicure em casa e deixar os pés lindos e hidratados. Vamos lá?

Do que você vai precisar?

Kit de manicure e pedicure
Kit de manicure e pedicure

Um sabonete esfoliante;
Uma bacia para imergir os pés;
Água quente;
Sabonete líquido;
Uma lixa para pés;
Um creme hidratante para os pés;
Um afastador de cutículas
Um alicate para unhas;
Uma tesourinha ou um cortador de unhas;
Uma lixa para unhas;
Um palito de laranjeira;
Algodão;
Removedor de esmaltes;
Uma base de sua preferência;
Um esmalte de cor de sua preferência, caso você vá pintar as unhas.

Como fazer?

Primeiro passo – Esfoliar e hidratar:

Esfoliar e hidratar são processos importantes
Esfoliar e hidratar são processos importantes

Antes de qualquer coisa, se você tiver esmaltes nas unhas, retire-o com o removedor. Após, esfolie os pés com o sabonete e os enxague. Em seguida, coloque os pés dentro da bacia, com água morna e um pouco de sabonete de líquido, durante uns 10 minutos para amolecer as cutículas. Retire os pés da bacia e enxugue-os. Com o auxílio da lixa para pés, amacie a pele, igualando-a. Se sua pele for delicada, não lixe demais para não se machucar. Por último, passe um creme hidratante e massageie os seus pés.

Segundo passo – Limpar e dar formato às unhas:

Retirar as cutículas exige paciência e suavidade
Retirar as cutículas exige paciência e suavidade

Hora de retirar as cutículas. Essa é uma hora em que é preciso muita paciência para não machucar a pele dos pés. Se você preferir, use um amolecedor de cutículas para facilitar o processo. Com o afastador de cutículas, empurre suavemente a pele morta que encontra-se rente às suas unhas; primeiro empurre as cutículas com a parte mais grossa do afastador e, em seguida, com a parte mais fina, para que solte apenas a parte que necessita ser retirada, assim você evita deixar a unha muito exposta. Em seguida, use o alicate para cortar toda a pele que foi solta. Pegue a tesourinha ou o cortador de unhas para dar formato e deixar as unhas no comprimento desejado. Finalize lixando as unhas, do modo como preferir.

Terceiro passo – Pintar e dar acabamento

Para o acabamento é necessário capricho e coordenação motora
Para o acabamento é necessário capricho e coordenação motora

Se você achar necessário, use um separador para evitar que as unhas borrem. Passe a base, sem ter o cuidado de manter-se dentro do espaço das unhas. Pode passar para os dedos, pois facilita a limpeza. Se for usar esmalte, aplique-o, sempre limpando a unha com o palito de laranjeira, para facilitar o acabamento. Utilize o palito, o algodão e o removedor para limpar o excesso de esmalte, sempre em movimentos circulares, do lado externo em direção à unha. POr fim, espere o esmalte secar e passe novamente um hidratante em seus pés. Pronto! Unhas de diva!

Observações:

– Se está em dúvida entre a tesourinha ou o cortador, escolha a tesourinha, pois ela causa menos danos às unhas;

– Caso a dúvida seja entre o uso de acetona ou removedor de esmaltes, escolha o último, pois possui menos compostos que enfraquecem as unhas;

– Lembre-se que as cutículas protegem as nossas unhas contra bactérias, por isso, não exagere na hora de tirá-las. Retire apenas o excesso;

– Caso você perceba sujeirinha entre as unhas, antes de todo o processo, use uma escovinha de cerdas macias para retirar as impurezas;

– Procure um hidratante que não seja muito oleoso para não deixar aquela sensação pegajosa nos pés;

– Não use a lixa nos pés, caso a sua pele seja fininha ou se possuir erupções ou feridinhas.

E aí? Gostaram das dicas?

Por Andrea Grace

Comentários
  1. Raquel

    Ameei as dicas , pois meu pés cansados precisam e muitoooo rss Parabéns !!

    Responder
  2. luzia

    valeu muito bom!

    Responder