O Scarpin é uma peça clássica que vai bem em vários looks e em todos os horários. Conheçamos um pouco mais sobre o sapato que dá nome ao nosso blog!

Scarpin Santa Lolla

Como carregar o nome de um dos mais famosos e queridos modelos de sapatos sem criar uma postagem especial para eles? Impossível. Por isso, decidimos fazer um post com o Patriarca do blog, trazendo a sua historicidade, bem como algumas dicas e modelos.

Scarpins, Christian Dior.

O nome scarpin vem do italiano scarpino, apresentando uma forma reduzida da palavra original, e significa sapato. Não se tem ao certo relatos sobre a sua criação, visto que o mundo dos sapatos é cheio de mistérios e sigilos. Sabe-se que Christian Dior, em 1947, foi o estilista que popularizou os Scarpins. A época era de tensão, marcada pela Segunda Guerra Mundial, época em que houve inclusive racionamento de tecidos. Dior pretendia deixar as mulheres mais glamourosas e femininas tentando suprir a carência dos tecidos. Junto a esse modelo, surge nos anos 50, o famoso Stiletto, sapatos de saltos bem finos (tipo agulha) com bicos finos e alongados, que deixaram os calçados femininos extremamente delicados.

Scarpin, Yves Saint Laurent

Nos anos 60, o estilista da vez é Yves Saint Laurent, mostrando sapatos de bicos mais arredondados e salto mais baixos.

Deixando de lado as particularidades de design, o que todas sabemos é que um Scarpin oferece muita sobriedade a um visual, sendo, inclusive, utilizado em vários looks profissionais, devido a seriedade e formalidade que ele impõe.

Entretanto, seu uso não se restringe ao ambiente de trabalho. Ele também pode ser utilizado com vestidos ou até shorts para se obter um ar mais romântico e moderno. Com a inifnidade de opções e modelos a que temos acesso, os Scarpins ganharam as ruas, os salões de festa, os shoppings, os programas casuais ou formais.

Scarpin Jorge Alex
Scarpin Jorge Alex

O Scarpin não veio apenas como uma tendência de estação. Ele vem se modernizando e se adequando sempre às novas ideias de design, marcando presença nas vitrines em qualquer época do ano. E é por ter essa característica de ser, ao mesmo tempo, clássico e versátil, que escolhemos o Scarpin como símbolo do nosso blog.

Assim, o Scarpin vem resistindo às tendências e ainda é considerando um dos “queridinhos” das mulheres. Agora, muito mais renovados, eles trazem novas cores e texturas para embelezar os looks, atendendo a todos os estilos. Com eles é possível montar looks formais e informais, no entanto, é preciso ter bom senso para usá-los e fazer as combinações. Isso é válido para todos os calçados.

Vejamos alguns Scarpins que fazem parte da coleção outono-inverno 2012:

Carmen Steffens
Carmen Steffens
Scarpin Vizzano
Scarpin Vizzano
Scarpin Melissa
Scarpin Melissa
Scarpin Jorge Bischoff
Scarpin Jorge Bischoff

Por: Samara Costa

Comentários