Eles estão em toda parte, mas será que você sabe diferenciá-los? Vamos aprender a distinguir os scarpins, os pumps e os ankle cuffs?

Muitos sapatos viram modelos tão clássicos que, às vezes, são confundidos com novos modelos que aparecem.

Nesse artigo você conseguirá diferenciar três modelos de calçados que são muito confundidos: os scarpins, os pumps e os ankle cuffs. Vamos nessa?

Scarpins

Os scarpins são, talvez, os modelos mais clássicos de sapatos. Geralmente, são completamente fechados e não possuem plataforma.

Todos os modelos possuem salto fino e são reconhecidos como sapatos que deixam qualquer produção requintada, até um jeans e camiseta.

Scarpins de bico fino, da Para Raio

Scarpins de bico fino, da Para Raio
Scarpins de bico fino, da Para Raio

O modelo mais clássico de scarpin é o de bico fino, como este ao lado, da marca Para Raio. Esse tipo de scarpin é muito elegante e pode ser usado com quase todas as peças de roupa, inclusive mini shorts, dando um tom de elegância à produção.

Pela sobriedade que este modelo atribui ao look, ele foi muito recomendado para produções de trabalho, mas, ultimamente, ele tem saído do ambiente de escritório e sendo utlizado nas mais diversas ocasiões, com as mais variadas combinações, por todas as faixas etárias.

Os scarpins também vem ganhando cores bem diversas, para adequar-se a qualquer guarda roupas e a qualquer ocasião.

Scarpins d´orsay, marca Datelli

Scarpins d´orsay, marca Datelli
Scarpins d´orsay, marca Datelli

Uma variação desse modelo de scarpin clássico, é o scarpin d´orsay. É um modelo bem requintado que deixa a parte lateral do pé exposta, sendo adequado para looks em que o pé fique à mostra, para que o o detalhe do sapato apareça. Entretanto, este modelo é menos recomendado em looks casuais, ficando mais restrito à situações formais. Devido ao seu requinte e ao modelo mais elaborado, ele não costuma ser encontrado em saltos muito altos, a fim de que não se tornem desconfortáveis e que não chamem atenção excessiva.

Scarpins da Guapa Loca

Scarpins da Guapa Loca
Scarpins da Guapa Loca

Um outro modelo coringa é o scarpin do bico arredondado. Esse modelo está em up nas mais diversas coleções de sapatos, ganhando diferentes estampas e cores. Por isso, ele está tão presente nos looks do dia a dia. O scarpin de bico arredondado acrescenta um toque marcante a qualquer visual, desde o mais casual até o mais requintado. Ele pode ser utilizado, inclusive, com roupas de festa, contrastando com a cor da roupa para dar destaque ao sapato. Tem sido também muito utilizado no visual teen, acrescentando irreverência e cor.

Scarpins Mary Jane, Marca Loubotin

Scarpins Mary Jane, Marca Loubotin
Scarpins Mary Jane, Marca Loubotin

Uma opção mais casual do scarpin do bico arredondado, é o Scarpin Mary Jane ou boneca. Esse modelo apresenta uma faixa ou tira que passa pelo peito do pé e dá um ar bem teen e descontraído à peça. Dependendo da produção, pode-se obter também um ar vintage, associando-o a saias ou vestidos. Para um visual mais moderno, pode ser usado com jeans. Mas atenção: esse modelo encurta o pé, por isso, mulheres de pernas mais grossas e curtas, devem optar por modelos de saltos mais altos e finos, além de tiras mais finas também, como este modelo Loubotin, ao lado.

Pumps

Os pumps, assim como os scarpins, são modelos de sapatos fechados. Entretanto, diferenciam dele por possuírem plataformas, por isso também são chamados de scarpin meia pata. Os pumps são versões mais modernas dos scarpins e costumam agradar bastante às adeptas dos saltos mais altos, pois, devido ao conforto proporcionado pela plataforma, os saltos são maiores que os do scarpin. Os pumps também são bem versáteis, podendo ser combinados a varios tipos de looks. Algumas plataformas são mais disfarçadas, entretanto outras ficam bem aparentes. Vejamos alguns modelos abaixo:

Pump Arezzo
Pump Arezzo
Pump Taylor Reeve
Pump Taylor Reeve
Pump de plataforma aparente, da Charlotte Olympia
Pump de plataforma aparente, da Charlotte Olympia

Ankle Cuffs

Os ankle cuffs, surgiram como tendência, nos braços. Isso mesmo. Ankle Cuffs são braceletes, inspirados na mulher maravilha, que terminaram virando tendência nos pés. As ankle cuffs podem ser de metais, estilo bracelete ou algemas, ou podem ser do mesmo material do sapato. Os modelos podem ser associados a pumps, scarpins, peep toes…. o que a imaginação do designer mandar. Assim como os modelos Mary Jane, os ankle cuffs também não são adequados para mulheres de pernas grossas ou curtas. Vamos conferir alguns modelos:

Ankle Cuffs, Alexander McQueen
Ankle Cuffs, Alexander McQueen
Ankle Cuff, Bottega Veneta
Ankle Cuff, Bottega Veneta
Ankle Cuffs de metal, sem indicação de marca
Ankle Cuffs de metal, sem indicação de marca

E aí, qual modelo faz mais o seu estilo?

Artigo originalmente por Sarpin Preto

Solicitamos que ao copiar o artigo, cite a fonte juntamente com o link.

Comentários
  1. janete

    ola , gostaria de saber a onde encontrar estes sapatos ,scarpins pretos

    Responder
    • admin

      Olá Janete. Cada sapato aparece com sua respectiva marca. A maioria deles tem sites online onde você pode comprar os modelos. É só dar uma pesquisada no bom e velho google. ;)

      Responder
  2. Chris

    Adorei o blog! As dicas são ótimas! Bjks www.consultoriadestilo.com

    Responder
  3. alcy silva

    onde consigo comprar essa ankle cuff bottega veneta?por favor

    Responder
    • admin

      São importadas, Alcy Silva. Infleizmente, só com que revende sapatos importados pode ser que você consiga comprar.

      Responder
  4. Hellen

    são todos lindos,estão de parabéns!!!!!!! bjoss fique com Deus..

    Responder
  5. evani

    Ola gostaria de saber onde encontrar scarpin de bicos bem finos e longos como esse que ai esta.Aguardo resposta to mt interesada

    Responder