Unhas encravadas: aprenda como evitar e tratar esse problema

Unhas encravadas

Sabemos que as unhas encravadas são problemas comuns, mas há algumas mudanças em nossos hábitos que podem evitá-la, sabiam? Em vez de reclamar do incômodo e ficar sofrendo com ele, use as dicas dos dermatologistas para se livrar desse mal.

O que são as unhas encravadas?

Quando vemos que a pele nas bordas da unha fica avermelhada ou até infectada, é possível que tenhamos uma unha que se incrustou na carne que a rodeia. O mais comum é que isso ocorra no dedão, mas na realidade pode acontecer em qualquer dedo.

8 dicas para evitar unhas encravadas

Corte as unhas em formato quadrado

Cortar unhas em formato quadrado evitam unhas encravadas

A dermatologista Meire Brasil Parada, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que as “unhas possuem um espaço de crescimento determinado, se você corta as laterais, a pele passa a ocupar esta região e, assim que a unha começar a crescer novamente, disputar o lugar, fazendo pressão no dedo”. A dica é sempre cortar a unha em formato reto ou quadrado para evitar as unhas encravadas.

Resultado: a unha fica sem espaço pra crescer e acaba encravando. Por isso, o ideal é remover o excesso de pele das laterais, mas nunca deixar buraquinhos porque a unha foi cortada nos cantos.

Lixe as unhas após o corte

Lixar as unhas é imprescindível para as unhas não encravar

Não basta cortar as unhas, é preciso lixar também. “O lixamento remove as espículas de unha, aquelas pontinhas que podem encravar. Isso acontece porque o organismo entende essas sobras de unha como um corpo estranho, gerando o processo inflamatório”, afirma Meire.

Evite tirar as cutículas

Cutículas não devem ser retiradas com frequência

A cutícula incomoda muita gente, mas esta pele fininha é a proteção da unha contra fungos e bactérias. A recomendação da dermatologista Daniela essa barreira, evitando problemas. “Sem a cutícula, a unha fica mais propensa às infecções”, explica, para evitar unhas encravadas.

Fuja dos sapatos apertados

Sapatos apertados favorecem o aparecimento de unhas encravadas

Fãs de sapatos com bico fino, uma má notícia: esse tipo de calçado, especialmente, ou outros modelos que apertem demais as unhas acabam levando ao encravamento.

Meire conta que sapatos apertados exercem uma pressão sobre os cantos das unhas, que inflama e a unha acaba encravando. “O sapato ideal é aquele que tem o bico mais alargado ou arredondado, deixando os dedos fiquem mais soltos, ou uma sandália que deixa o pé bem livre”.

Deixe os pés limpinhos

Lavar os pés e retira o acúmulo de células mortas também evitam as unhas encravadas

Higiene sempre é muito importante, ainda mais para quem sofre constantemente com unhas encravadas. “O maior acúmulo de células mortas do pé facilita a proliferação de micro-organismos. A higiene limita a invasão de fungo ou bactéria”, afirma Daniela.

Mantenha a postura correta

Uma boa postura também evita as unhas encravadas, sabia?

Andar sem postura acaba aumentando a pressão sobre partes específicas dos pés. Quando este esforço recai sobre os dedos, pode haver alguma mudança no crescimento da unha e favorecer unhas encravadas.

Água de tomilho

O tomilho é uma planta medicinal com diversos benefícios. Entre eles, nos ajuda a combater as inflamações, as infecções e alivia a dor, por isso é o remédio ideal para tratar as unhas encravadas. Iremos preparar uma infusão com um copo de água e duas colheres de tomilho. Ferva um copo de água com duas colheres de tomilho durante 5 minutos e deixe repousando por mais 5 minutos.

Vídeo ensinando como remover unhas encravadas

Artigo por Scarpin Preto com informações do site Minha vida

Artigo modificado em 30 de novembro de 2016 20:20

Visualizar comentpários

Compartilhar